Glauber Braga completa uma semana em greve de fome com 4,9kg a menos
Deputado Glauber Braga enfrenta consequências drásticas de sua greve de fome, com perda de peso significativa e avaliação médica regular. Enquanto luta contra a cassação de seu mandato, ele conta com apoio de aliados e uma força-tarefa de advogados para reverter a decisão.
Deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) completa uma semana de greve de fome nesta 4ª feira (16.abr.2025), perdendo 4,9kg. Ele começou o jejum como protesto contra seu processo de cassação de mandato.
Braga está ingerindo soro, isotônico e água e já totaliza 177 horas de greve. Seu peso atual é 86,8kg. Apesar de um leve mal-estar e dor de cabeça, seus exames estão normais e ele se sente "forte" para continuar, segundo relato à sua equipe.
As visitas são limitadas a 10 minutos, e todos devem usar máscara por recomendação médica. O deputado optou por dormir no chão do Plenário 5 após a decisão do Conselhos de Ética pela cassação em 9 de abril, com 13 votos a 5, devido à agressão ao youtuber Gabriel Costenaro.
Braga, junto a seus aliados, acredita que a punição é uma retaliação do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, por sua atuação contra o orçamento secreto. Lira nega qualquer acusação de perseguição e disse que tomará medidas judiciais, se necessário.
A situação se complicou quando o presidente da Câmara, Hugo Motta, convocou a Ordem do Dia após a reunião do Conselho de Ética. A deputada Sâmia Bomfim, casada com Braga, informou que uma força-tarefa de advogados está trabalhando na defesa do deputado. O recurso interno deve ser entregue à CCJ até 22 de abril de 2025.
O partido irá utilizar o prazo máximo para apresentar o recurso, que, se aceito, retornará ao Conselho de Ética. Se recusado, segue ao plenário, onde a Mesa Diretora decidirá o que fazer. Sâmia enfatiza que estão estudando diversos aspectos legais, incluindo a desproporcionalidade da pena.