HOME FEEDBACK

Glauber Braga dorme no plenário da Câmara e diz ter perdido dois quilos em protesto contra cassação

Deputado inicia greve de fome em protesto contra cassação de mandato. Ele permanece no plenário da Câmara e se diz alvo de manobras políticas.

Deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) realiza um protesto no plenário da Câmara neste sábado, 12, contra o processo que pode levar à cassação de seu mandato.

Após a decisão do Conselho de Ética, que aprovou o pedido de cassação em 9 de novembro, Braga anunciou que só deixará o local após o fim do processo e está em greve de fome.

Ele já está sem se alimentar há 84 horas, perdeu dois quilos e está dormindo no chão do plenário 5. Realizou exames de sangue e urina, consumindo apenas soro fisiológico a pedido de sua equipe médica, que visita o parlamentar duas vezes ao dia.

O médico que atende Braga, Bernardo Ramos, afirmou que ele está "em bom estado", embora um pouco abatido. O deputado tem ingerido líquidos como água, solução isotônica e água de coco.

Braga relatou que tem dormido apenas quatro horas por noite e, na última madrugada, assistiu a um episódio de Black Mirror e conversou com servidores da Câmara. O parlamentar declarou que o sábado será "dedicado à família".

Em sua conta no X, ele escreveu: "Tô em greve de fome há 3 dias e 6 horas. Sigo aqui no mesmo plenário do Conselho de Ética que recomendou a minha cassação. O meu ato é um grito de denúncia."

O processo contra ele foi aberto em 2024, após uma agressão ao influenciador Gabriel Costenaro do Movimento Brasil Livre (MBL), que fez insinuações sobre sua mãe, já doente. Braga critica o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, alegando que a tramitação ocorreu com apoio dele.

Leia mais em estadao