Glauber caminhará do Rio a Brasília antes de votação de cassação
Deputado Glauber Braga realiza marcha de protesto em defesa de seu mandato e contra supostas perseguições políticas. A caminhada, que ocorrerá entre o Rio de Janeiro e Brasília, busca denunciar o orçamento secreto e articulações no Congresso.
Deputado Glauber Braga (Psol-RJ) anunciou uma marcha do Rio de Janeiro até Brasília de 26 de junho a 1º de julho, em função da votação de sua cassação na Câmara.
A caminhada contará com trechos feitos de ônibus devido ao tempo limitado. Glauber classifica a ação como uma "caravana de denúncia do orçamento secreto" e da perseguição política que enfrenta.
No evento da USP, o deputado afirmou que foi acusado de quebra de decoro parlamentar por agredir um membro do MBL em abril de 2024. Ele defende que a represália foi em resposta a uma perseguição.
Em abril de 2025, o Conselho de Ética aprovou sua cassação. Glauber planeja articular alianças no Congresso, incluindo com o centrão, para tentar reverter essa decisão.
Ele mencionou ser visto como radicalizado por suas posições contra o orçamento secreto e atribuiu a perseguição ao ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que nega as acusações.
A mesa "Retração de horizonte e transformação estrutural do Brasil", parte da série de seminários sobre o futuro da esquerda, vai até 15 de maio, na Cidade Universitária em São Paulo.