Gleisi agradece a Hugo Motta por suspender mandato de deputado
Suspensão do mandato de Gilvan da Federal ocorre após ofensas dirigidas à ministra Gleisi Hoffmann. A decisão do Conselho de Ética busca punir comportamentos inadequados no Legislativo.
Ministra Gleisi Hoffmann (PT) agradeceu ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela suspenção do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) nesta 4ª feira (7.mai.2025).
Gleisi elogiou a Mesa Diretora e o Conselho de Ética da Câmara pela decisão. A ministra havia apresentado, na 2ª feira (5.mai.2025), uma queixa-crime no STF contra o deputado por ofensas gravíssimas.
Gilvan da Federal chamou Gleisi de "prostituta do caramba" durante uma sessão em 29 de abril. Segundo Gleisi, a punição é importante para conter comportamentos semelhantes no Legislativo.
No dia 6.mai.2025, o Conselho de Ética decidiu suspender o mandato de Gilvan por 3 meses, com 15 votos a favor e 4 contra.
As declarações de Gilvan ocorreram na Comissão de Segurança Pública, que contava com a presença do ministro Ricardo Lewandowski.