HOME FEEDBACK

Gleisi defende que Alckmin seja mantido como vice na chapa de Lula em 2026: ‘Composição maravilhosa’

Gleisi Hoffmann reafirma apoio a Geraldo Alckmin na chapa presidencial de Lula em 2026. Ministra destaca a necessidade de alianças estáveis e a importância de trabalhar com partidos que desejam apoiar o governo.

Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, elogiou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em entrevista à CNN.

Ela afirmou que quer sua permanência na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Gleisi negou incertezas sobre a base de apoio quanto à permanência de Alckmin.

“Não existe essa incerteza. Eu acho o vice-presidente ótimo e essa composição maravilhosa”, declarou.

Sobre o centrão e alianças frágeis, como a Federação Progressista, a ministra disse que trabalhará com os integrantes que decidirem apoiar o presidente. “Esses partidos têm governabilidades locais”, explicou.

Gleisi comparou ao cenário das eleições passadas, onde teve apoio parcial de partidos como MDB e PSD, e acredita que o mesmo poderá ocorrer com PP e União Brasil.

Atualmente, a federação entre os dois partidos não tem consenso sobre continuar ou sair do governo. O presidente do PP, Ciro Nogueira, defende a saída rápida, enquanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fala em conciliação.

O presidente Lula ainda não confirma se será candidato em 2026, sua decisão depende de sua saúde.

Durante evento em Sorocaba (SP), Lula comentou sobre o incômodo da oposição com sua possível reeleição, sugerindo que um quarto mandato seria ainda mais desafiador para seus adversários.

Leia mais em estadao