HOME FEEDBACK

Gleisi ganhou Centrão ao apoiar Motta quando Lula titubeou

Gleisi Hoffmann, nova ministra da SRI, conquista a confiança do Centrão em início de gestão. Com uma abordagem focada na articulação política, ela busca fortalecer relações e evitar negociações individuais no Congresso.

Gleisi Hoffmann é a nova ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais) e ganhou a confiança de líderes do Centrão desde outubro de 2024, após o PT apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara.

A petista é vista com bons olhos pelos caciques do centrão, que a consideram mais confiável que seu antecessor, Alexandre Padilha, agora no Saúde. Eles afirmam que Gleisi cumpre o que promete e é verdadeira em suas articulações.

O clima com o ex-ministro era de críticas, enquanto ela conta com o benefício da dúvida e promete ser uma articuladora moderada.

Após sua posse em 10 de março, Gleisi se reuniu com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e os líderes dos 6 maiores partidos da base do governo, incluindo PT, MDB, PSD, PP, Republicanos e União Brasil.

Guimarães afirmou que Gleisi valorizará os líderes do Congresso e não negociará individualmente, focando em fortalecer o colégio de líderes.

Após um primeiro jantar com Motta, o presidente da Câmara destacou que a reunião foi uma pactuação na relação com o Legislativo, e saiu esperançoso sobre discussões futuras entre a Câmara e o governo.

Leia mais em poder360