Gleisi sai em defesa do STF: “Dobrar ataque só mostra que Moraes acertou”
Gleisi Hoffmann defende a atuação do ministro Alexandre de Moraes em meio às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado. A ministra critica as reações de aliados de Bolsonaro, reforçando a gravidade dos atos extremistas de 8 de janeiro.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), comentou nesta quinta-feira (27) sobre as críticas de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Gleisi afirmou que essas críticas apenas reforçam os “acertos” do magistrado e , implicados em uma tentativa de golpe de Estado.
A declaração ocorreu após a 1ª Turma do STF aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outras sete pessoas, investigados por um suposto plano para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Gleisi também mencionou em publicação no X (ex-Twitter) que os atos extremistas de 8 de Janeiro devem ser considerados uma “tentativa violenta de golpe de Estado”.
A ministra elogiou Moraes por sua decisão de exibir um vídeo durante o julgamento, mostrando cenas da depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, como parte de seu voto.
“Moraes reavivou a memória da brutalidade que praticaram contra a democracia”, disse Gleisi, acrescentando que não se viam Bíblias na praça, mas sim cenas de violência extrema.