Gleisi volta a postar vídeo sobre consignado, mas sem associar a Lula
Gleisi Hoffmann evita mencionar Lula em novo vídeo sobre Crédito do Trabalhador após críticas. Programa já contabiliza 52 milhões de simulações e busca beneficiar funcionários públicos e do setor privado.
Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais, lançou um vídeo sobre o Crédito do Trabalhador nesta 3ª feira (25.mar.2025), omitindo referências ao programa como “crédito do Lula”.
"O Crédito do Trabalhador, lançado pelo presidente Lula, já está começando a mudar a vida das pessoas. Desde a sexta-feira, já foram registradas mais de 52 milhões de simulações, resultando em 6 milhões de propostas", afirmou a ministra.
Ela apagou um post anterior após uma representação do partido Novo no TCU, que alegou violação do princípio da impessoalidade na administração pública. Gleisi afirmou que decidiu suspender a postagem devido a "iniciativas no âmbito jurídico por parte de partidos de oposição".
Na gravação, a ministra sugeriu o crédito como solução para dificuldades financeiras, destacando: “Apertou o orçamento? O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula”.
O Crédito do Trabalhador permite que até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória sejam usados como garantia, reduzindo o risco de inadimplência. O limite do empréstimo será de até 35% do salário.
A medida beneficia principalmente funcionários públicos e beneficiários do INSS. A expectativa é que até 47 milhões de trabalhadores do setor privado sejam beneficiados, incluindo empregados domésticos e rurais.