HOME FEEDBACK

GM e Hyundai lideram aumento nas vendas de veículos nos EUA antes das tarifas automotivas

Crescimento nas vendas de veículos nos EUA ocorre em meio a incertezas sobre novas tarifas de importação. Montadoras se preparam para possíveis aumentos de preços que podem desencorajar consumidores a partir de abril.

General Motors e Hyundai registraram aumentos de vendas de dois dígitos no primeiro trimestre de 2025, antes das tarifas sobre importações de automóveis anunciadas pelo presidente Donald Trump.

A GM vendeu 17% mais veículos, enquanto a Hyundai e Kia aumentaram vendas em mais de 10% cada. Honda e Nissan superaram 5% de crescimento.

Trump anunciou tarifas de 25% sobre veículos e peças importadas, com início em 3 de abril. Analistas preveem que estas tarifas afetarão os preços ao consumidor.

Cerca de metade dos carros vendidos nos EUA são importados, e veículos fabricados localmente também contêm peças estrangeiras.

As vendas da Toyota cresceram apenas 1%, e as da Ford caíram 1,3% devido à descontinuação do SUV Edge.

Embora março tenha mostrado vendas melhores do que o esperado, espera-se uma queda de 3% nas vendas de automóveis em 2025, segundo Sam Fiorani, da AutoForecast Solutions.

Fiorani alerta que os preços de veículos subirão, mesmo os fabricados nos EUA, devido ao aumento nos custos das peças.

GM e Hyundai estão expandindo a produção nos EUA. A Hyundai investiu US$ 21 bilhões em uma nova planta na Geórgia para atender à demanda do consumidor.

Especialistas temem uma desaceleração no final do ano, principalmente se as taxas de juros permanecerem altas. Entretanto, o aumento da demanda está impulsionando as montadoras.

O SUV Chevrolet Trax viu vendas subir 57% e os veículos elétricos da GM mais que dobraram. Na Hyundai, os veículos híbridos tiveram um aumento de 72% em março.

A Kia reportou crescimento de 53% para o Carnival MPV e destacou a última semana de março como a mais forte do ano. A Honda reconheceu o impacto das tarifas nas vendas.

Leia mais em folha