Golpe do falso financiamento gera prejuízo de R$ 330 mil no Distrito Federal
Operação da PCDF mira quadrilha que aplicava golpe do falso financiamento em Brasília. Homem de 32 anos é preso e investigações seguem para identificar outros membros do grupo criminoso.
Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã de terça-feira (15/4), a Operação Coworking para desarticular uma quadrilha especializada no golpe do falso financiamento.
Um homem de 32 anos foi preso preventivamente, com prejuízo estimado em R$ 330 mil para pelo menos cinco vítimas em Brasília.
Coordenada pela 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), a operação cumpriu um mandado de prisão e três mandados de busca e apreensão nas regiões de Águas Claras, Taguatinga e Riacho Fundo II.
As ordens foram expedidas pelo Juízo das Garantias da Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Brazlândia.
As investigações revelaram que o grupo usava uma empresa de fachada como correspondente bancário. Pessoas endividadas eram abordadas com a promessa de um novo empréstimo, oferecendo um desconto de 20% na dívida original.
Após convencimento, as vítimas transferiam o valor para a conta da empresa fraudulenta. Os golpistas, então, desapareciam, deixando as vítimas com uma nova dívida.
O homem preso é identificado como sócio-administrador da empresa e foi indiciado por fraude eletrônica, com pena de 4 a 8 anos de reclusão. A polícia investiga a participação de outros envolvidos.