HOME FEEDBACK

Gonet fará manifestação breve no STF e foca 3 pontos para pedir condenação de Bolsonaro; saiba quais

Procurador destaca inconsistências nos depoimentos dos réus e apresentação de um processo robusto. O julgamento está marcado para o próximo dia 2 e deve ser crucial para o desfecho da ação penal contra Jair Bolsonaro e outros réus.

Procurador-geral da República, Paulo Gonet, irá usar apenas um quarto do tempo disponível durante a sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 2. Ele deve falar por meia hora e reforçar o pedido de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus.

Gonet será sucinto e focará em três pontos principais:

  • Histórico do processo;
  • Inconsistências dos réus nos depoimentos;
  • Robustez da investigação, independente da delação de Mauro Cid.

No interrogatório de junho, Bolsonaro admitiu considerar decretar estado de sítio após a rejeição de pedido do seu partido pelo TSE para anular votos do segundo turno de 2022. Ele também reconheceu ter mostrado uma minuta de teor golpista ao general Marco Antônio Freire Gomes, mas negou tentativa de golpe de Estado.

A delação de Cid tem sido utilizada por bolsonaristas para criticar a ação penal. Bolsonaro alegou, sem provas, que Cid sofreu “tortura” na colaboração com a PF.

Mês passado, Gonet defendeu que Cid tenha redução mínima de pena, de um terço, por omitir “fatos graves” que causaram “prejuízos relevantes” ao interesse público. Contudo, isso não alterou o pedido da PGR para condenação dos oito réus.

Leia mais em estadao