HOME FEEDBACK

Google é alvo de queixa antitruste junto à UE por uso de conteúdo alheio em resumos gerados por IA

Editoras denunciam Google por uso indevido de conteúdos em resumos gerados por IA, alegando prejuízos em tráfego e receita. O grupo busca medidas da Comissão Europeia para impedir danos contínuos ao setor.

Denúncia Antitruste contra o Google

O Google enfrenta uma denúncia antitruste na União Europeia relacionada aos seus AI Overviews, resumos gerados por inteligência artificial.

A queixa foi apresentada pela The Independent Publishers Alliance (Aliança de Editores Independentes).

Segundo documento obtido pela Reuters, o grupo pediu à Comissão Europeia medidas provisórias para evitar danos contínuos e irreparáveis aos negócios dos editores.

Os AI Overviews aparecem em mais de 100 países e exibem resumos feitos por IA com conteúdo de diversos sites, acima dos resultados de busca padrão. Desde maio, o Google começou a incluir anúncios nesses resumos.

A Alphabet, controladora do Google, busca melhorar a experiência do usuário com inteligência artificial, mas a decisão gera preocupações entre provedores de conteúdo, que alegam perda de tráfego, leitores e receita.

O documento datado de 30 de junho alega que o Google abusa de seu poder de mercado, utilizando indevidamente conteúdo da web nos AI Overviews e causando prejuízos significativos aos editores.

Os AI Overviews são posicionados no topo dos resultados de busca, prejudicando o conteúdo original dos editores. A denúncia afirma que os editores não podem impedir o uso de seu material sem perder a visibilidade no Google.

Leia mais em o-globo