Google fecha acordo com Kairos Power em fornecimento de energia nuclear para ‘data centers’
Empresas de tecnologia buscam alternativas sustentáveis para alimentar data centers com energia limpa. A parceria do Google com a Kairos Power reflete uma tendência crescente no uso de pequenos reatores nucleares.
Empresas de Tecnologia Investindo em Energia Nuclear
Grandes empresas de tecnologia estão firmando acordos por energia nuclear para abastecer seus "data centers" de inteligência artificial.
O mais recente acordo ocorreu nesta segunda-feira (18) entre o Google e a Kairos Power, especializada em pequenos reatores nucleares.
Os data centers do Google no Tennessee e Alabama terão energia da usina Hermes 2 da Kairos Power, um novo projeto, conforme comunicado conjunto das empresas e da Tennessee Valley Authority.
O Google já planejava obter 500 megawatts de energia a partir de pequenos reatores modulares (SMRs) da Kairos.
A produção da Hermes 2 será aumentada de 28 para 50 megawatts, com operação prevista para 2030.
A Tennessee Valley Authority é a primeira empresa de serviços públicos nos EUA a assinar um acordo para compra de eletricidade de SMRs.
Amanda Peterson Corio, do Google, destacou que as lições da usina Hermes 2 ajudarão a reduzir custos de reatores futuros, melhorando sua viabilidade.
Outras empresas em projetos de SMRs incluem NuScale Power, Oklo e BWX Technologies, que podem se tornar rivais da Kairos.
A revista “Barron’s” comentou o potencial de ressurgimento da energia nuclear, ressaltando investimentos em Constellation Energy e Vistra, que possuem múltiplos reatores nucleares.