HOME FEEDBACK

Google pagará multa de quase R$ 200 milhões por instalar apenas seu próprio mecanismo de busca em celulares na Austrália

Google aceita pagar multa na Austrália por práticas anticoncorrenciais em acordos com telecomunicações. A empresa admitiu que os acordos afetaram a competição no mercado de busca para dispositivos Android.

Google concorda em pagar multa de 55 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 197 milhões) por acordos "anticompetitivos" relacionados à pré-instalação de seu mecanismo de busca em celulares Android.

A autoridade de concorrência da Austrália iniciou um processo no Tribunal Federal e apresentou um requerimento, em conjunto com o Google Ásia-Pacífico, para que a multa fosse paga.

O tribunal avaliará se a penalidade e outras ordens são "apropriadas", conforme comunicado da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidor.

A presidente da comissão, Gina-Cass Gottlieb, destacou que a conduta que restringe a concorrência é ilegal na Austrália, pois resulta em menos opções e custos mais altos para os consumidores.

O Google cooperou com a investigação, admitindo que firmou acordos com as telecomunicações Telstra e Optus de dezembro de 2019 a março de 2021, que geraram benefícios financeiros para essas empresas em troca da instalação exclusiva de seu mecanismo de busca.

A comissão afirmou que isso "reduziu substancialmente a concorrência". O Google expressou satisfação pela resolução das preocupações do regulador e mencionou que tais disposições não fazem parte de seus acordos atuais.

Por fim, a Telstra e a Optus assinaram acordos judiciais para não realizar novos contratos que estabeleçam a pesquisa do Google como padrão em dispositivos Android.

Leia mais em o-globo