HOME FEEDBACK

Governador ordena prisão de deputados democratas do Texas que atrasaram votação

Governador do Texas ameaça prender deputados democratas ausentes que tentam bloquear redistritamento favorecido pelos republicanos. A crise surge em meio à pressão política para garantir maioria na Câmara dos Representantes dos EUA.

Governador do Texas, Greg Abbott, ordena prisão de deputados democratas

Na segunda-feira (4), o governador Greg Abbott mandou a polícia do Texas prender mais de 50 deputados democratas que deixaram o estado para impedir a votação de um plano republicano de redesenho distrital.

Os democratas fugiram no domingo para negar o quórum necessário à votação, criticando o plano apoiado por Donald Trump. Abbott afirmou que os deputados "abandonaram seu dever", já que projetos importantes foram bloqueados.

Os republicanos têm uma maioria de 219 a 212 na Câmara dos Representantes dos EUA. Um redesenho de distritos pode fortalecer essa posição.

A prática conhecida como "gerrymandering" serve para criar maiorias artificiais. Abbott ameaçou substituir os deputados ausentes e citou parecer do procurador-geral, que permite o preenchimento de vagas por abandono.

O governador convocou uma sessão legislativa extraordinária para tratar de financiamento de enchentes que afetaram o estado. Deputados democratas criticaram o uso das tragédias como leverage político.

Gene Wu, presidente da bancada democrata, chamou o plano de redesenho de "racista", argumentando que dilui o voto das minorias. Abbott refutou a acusação, afirmando que o plano aumentaria distritos com maioria hispânica.

Trump expressou apoio à ação de Abbott, buscando aprovar o novo mapa. Governadores democratas também consideram redesenhar seus próprios mapas para aumentar as cadeiras no Congresso.

A situação é uma repetição de tentativas anteriores de deputados do Texas em 2021, que deixaram o estado para impedir a aprovação de restrições ao voto.

Leia mais em folha