HOME FEEDBACK

Governadores criticam burocracia em projetos de infraestrutura

Governadores criticam a burocracia em licitações, que prejudica investimentos em infraestrutura no Brasil. Eles buscam alternativas para agilizar processos e destacam os desafios do licenciamento ambiental.

Governadores criticam burocracia em licitações

Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacaram na quarta-feira (26.mar.2025) o impacto da excesso de burocracia no déficit de investimentos em infraestrutura no Brasil. A declaração foi feita no painel de abertura do evento CNN Talks.

Caiado chamou a burocracia de “insuportável” e mencionou esforços de seu governo para agilizar obras. Entre as estratégias está a contratação de OSCs (Organização da Sociedade Civil) para flexibilizar licitações de até R$ 50 milhões.

O governador ressaltou que, devido à burocracia, o Brasil se tornou o pior país em investimentos em infraestrutura entre os BRICS. Ele alertou que o TCU (Tribunal de Contas da União) indica um possível colapso na infraestrutura de transporte, caso os investimentos permaneçam abaixo de 2% do PIB.

Por sua vez, Mendes destacou as dificuldades do licenciamento ambiental. Ele criticou o Senado por não votar um PL (Projeto de Lei) que flexibiliza esse processo, já aprovado na Câmara há dois anos.

O governador também falou sobre a Ferrogrão, uma estrada de ferro projetada para ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA). Mendes afirmou que, apesar de seu potencial ambientalmente sustentável, o projeto está travado na Justiça por uma narrativa contrária aos interesses do Estado.

Leia mais em poder360