Governistas criticam declaração de Trump em defesa de Bolsonaro
Ministros e congressistas brasileiros reagem às críticas de Donald Trump em apoio a Jair Bolsonaro. Eles reafirmam a soberania nacional e a independência das instituições do Brasil frente a interferências externas.
Ministros e congressistas aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticaram a declaração de Donald Trump, em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta 2ª feira (7.jul.2025).
Trump afirmou, em sua plataforma Truth Social, que o Brasil promove uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, e chamou o tratamento a ele de “terrível”.
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, respondeu: “Não aceitamos tutela nem ingerência externa. Temos instituições sólidas e independentes.”
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, questionou: “Quem é ele para falar sobre caça às bruxas?”, referindo-se ao histórico de Trump com imigrantes latino-americanos.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, sugeriu que Trump deve cuidar de seus próprios problemas.
O deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) afirmou que a declaração de Trump é uma afronta à soberania nacional e pediu ao ex-presidente que “vá cuidar do seu país”.
A deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ) criticou Trump por defender Bolsonaro, que, segundo ela, deveria enfrentar a Justiça por ser réu em uma ação penal no STF.
O deputado Rogério Correia (PT-MG) repostou Lula, reafirmando que “não aceitará interferência ou tutela de quem quer que seja” e declarou: “Brasil soberano!”