Governistas defendem “trabalho de artistas reais” após trend com IA
Políticos reagem à polêmica sobre o uso de inteligência artificial, criticando a substituição do trabalho humano por criações automáticas. A ministra Anielle Franco e outros representantes defendem a valorização de artistas e a regulamentação da tecnologia.
Politicos reagem à viralização de imagens geradas por inteligência artificial em suas redes sociais.
Muitos deletaram posts com ilustrações feitas por IA após críticas.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou: “Um carrossel de artes lindas feitas por artistas de carne e osso... a inteligência artificial jamais vai substituir a sensibilidade do olhar humano.”
Ela apagou um post com IA, em respeito a Hayao Miyazaki, que é contra o uso de IA.
O deputado estadual Guilherme Cortez (Psol) também removeu sua postagem com IA e publicou uma ilustração de Cordeiro de Sá, defendendo regulamentação da IA para proteger direitos autorais.
“A inteligência artificial veio pra ficar... Enquanto rejeitamos a IA, a extrema-direita usa para fake news”, afirmou Cortez.
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) compartilhou uma ilustração de Gilmar, agradecendo os ilustradores e valorizando artistas reais.
O PT também aderiu à trend, gerando críticas por usar IA para imagens do presidente Lula, sem apoiar profissionais de criação.