HOME FEEDBACK

Governistas veem novo baque na popularidade de Lula como ‘bomba’ e temem impulso a atos de Bolsonaro

Governistas temem que a queda na popularidade de Lula impulsione protestos convocados por Bolsonaro. Levantamento recente indica aumento na desaprovação do governo, impactado pela alta nos preços dos alimentos.

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificaram a queda na popularidade do governo como uma “bomba” e temem o ato convocado por Jair Bolsonaro no próximo domingo, 6, na Avenida Paulista. O protesto é a favor da anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O levantamento Genial/Quaest divulgado em 2 de março revela que a aprovação do governo caiu para 41%, enquanto a desaprovação subiu para 56%. Essa é a maior desaprovação desde o início do governo em janeiro de 2023.

Um dos principais fatores para essa queda é a alta nos preços dos alimentos, usada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para criticar Lula durante uma manifestação no Rio de Janeiro.

Governistas avaliam uma sucessão de desafios: a pressão do PL para levar o projeto da anistia à Câmara, a nova pesquisa da Atlas/Intel mostrando um cenário difícil para o Planalto e o ato de Bolsonaro.

Petistas afirmam que o governo tem até o fim de 2023 para recuperar popularidade e pavimentar a candidatura de Lula à reeleição em 2026.

Leia mais em estadao