Governo acredita em entendimento com os EUA sobre tarifas e tomará decisão na sexta-feira, diz Rui Costa
Governo brasileiro aguarda reunião entre o vice-presidente e representantes dos EUA antes de definir ações contra tarifas de importação. Ministro da Fazenda afirma que estratégia será negociar a reversão das taxas aplicadas ao aço e alumínio.
Decisão sobre tarifas americanas será tomada na sexta-feira.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que o presidente Lula decidirá se haverá ações contra as tarifas de 25% sobre as exportações brasileiras de aço e alumínio em reunião marcada para sexta-feira (14).
Busca por entendimento: Lula acredita na possibilidade de um acordo com o governo americano, com o vice-presidente Geraldo Alckmin mediando conversas com representantes de Donald Trump.
Pós-reunião: Rui Costa afirmou que qualquer posição do presidente será definida após esse encontro, destacando o conceito de "reciprocidade" nas relações diplomáticas.
Reunião no Planalto: Alckmin e Lula já estão reunidos para formular um posicionamento sobre o aço.
Ministro da Fazenda: Fernando Haddad afirmou que o Brasil buscará negociar a reversão das tarifas, citando a importância de argumentos do setor siderúrgico que contestam a eficácia da taxação para os EUA.
A Fazenda irá enviar ao Ministério do Desenvolvimento uma nota técnica sobre o assunto para auxiliar nas negociações.