HOME FEEDBACK

Governo antecipa imposto de 35% para carrros elétricos, mas isenta veículos desmontados por seis meses

Medida visa impulsionar o setor automotivo nacional e facilitar a adoção de tecnologias sustentáveis. Veículos importados sofrerão mudanças tarifárias, com isenções temporárias para montagens locais.

Governo Lula antecipa elevação tarifária para veículos elétricos e híbridos

Nesta quarta-feira, o governo decidiu antecipar em um ano e meio o cronograma de elevação tarifária para veículos elétricos e híbridos importados.

A medida atende, parcialmente, à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A partir de janeiro de 2027, os veículos híbridos ou elétricos, montados ou desmontados, passarão a recolher imposto de importação de 35%, ao invés dos 35% a partir de julho de 2028.

Além disso, o governo implementou quotas adicionais de importação com alíquota zero para veículos desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD) por 6 meses, totalizando US$ 463 milhões.

O Ministério da Indústria afirmou que a antecipação busca acomodar a política tarifária aos investimentos esperados para o setor automotivo, trazendo novas tecnologias para o consumidor e aumentando a cadeia produtiva nacional.

Leia mais em o-globo