HOME FEEDBACK

Governo avalia forma de incluir Pé-de-Meia e ‘restos’ de emendas no Orçamento, diz líder

Governo planeja incluir programas sociais no Orçamento de 2025, com discussões previstas na Comissão Mista de Orçamento. Ministra Gleisi Hoffmann se reunirá com líderes do Congresso para detalhar as mudanças orçamentárias.

Líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP) mencionou que os ministérios do Planejamento e da Casa Civil estão avaliando como incluir o programa Pé-de-Meia no Orçamento de 2025.

A votação do projeto ocorrerá na Comissão Mista de Orçamento (CMO) no dia 19 e no plenário do Congresso no dia 20.

Além disso, o vale-gás será incluído com uma previsão de R$ 3 bilhões a mais em despesas.

Randolfe informou que a ministra Gleisi Hoffmann se reunirá com Davi Alcolumbre (União-AP) na quarta pela manhã e com os líderes da CMO à tarde.

Ele destacou: "A Casa Civil e o Planejamento estão se dedicando a isso [...] o Pé-de-Meia [...] certamente será encaixado no Orçamento."

O governo pretende incluir também despesas de "restos a pagar cancelados" de emendas bloqueadas nos anos anteriores.

Randolfe afirmou: "Se o projeto for aprovado e sancionado, poderemos incluir no Orçamento deste ano."

O ofício para modificações no orçamento será enviado ao Congresso até sexta-feira, necessário para alterações, já que o prazo para emendas modificativas se encerrou no ano passado.

Tradicionalmente, os projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) são votados no ano anterior, mas a tramitação foi atrasada devido a discussões sobre o pacote de ajuste fiscal e bloqueio de emendas.

Randolfe Rodrigues prevê uma sessão extra do Congresso ainda esta semana para discutir mudanças nas regras sobre emendas parlamentares, conforme acordado com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais em o-globo