Governo brasileiro confirma retorno de tripulante brasileiro da ‘Flotilha da Liberdade’ detido em Israel
O governo brasileiro celebra a libertação do ativista Thiago Ávila, após sua detenção por forças israelenses. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv trabalhou para garantir sua segurança e informar seus familiares durante o processo.
Liberação de Thiago Ávila: O governo brasileiro confirma, com satisfação, a libertação do ativista que estava a bordo do veleiro “Madleen”. O barco, parte da Coalizão “Flotilha da Liberdade”, foi interceptado por forças israelenses ao se dirigir à Palestina com alimentos para a Faixa de Gaza.
Após três dias detido em Israel, Thiago embarcou em voo comercial para Madri, de onde seguirá para o Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores informou que, desde a interceptação no dia 9/6, atuou para garantir a segurança de Thiago, mantendo contanto com seus familiares sobre sua situação.
Ainda, o Itamaraty destacou a calamidade humanitária na Palestina, apelando ao governo israelense para permitir o envio de alimentos e itens essenciais à Faixa de Gaza.
O Brasil também pediu a cessação dos ataques contra a população de Gaza e lembrou a importância do respeito às resoluções da ONU sobre o fim da ocupação do Território Palestino.