HOME FEEDBACK

Governo brasileiro corre pra antecipar abertura do Japão à carne bovina após tarifaço dos EUA

Governo brasileiro intensifica negociações para abrir mercado japonês a carne bovina, visando compensar perdas devido a tarifas impostas pelos EUA. Expectativas de liberação inicial para frigoríficos do Sul do país são reforçadas após reconhecimento do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação.

Governo brasileiro busca abrir o mercado japonês para a carne bovina brasileira, em resposta às tarifas impostas pelos EUA. O Ministério da Agricultura antecipa tratativas visando a exportação para o Japão, cuja abertura é uma prioridade do governo.

O Japão, terceiro maior mercado de carne bovina do mundo, ainda não importa a proteína brasileira. Com a sobretaxa americana de 50%, o Brasil espera absorver parte das exportações para o Japão, que consome 700 mil toneladas de carne ao ano.

A alíquota japonesa sobre a carne brasileira é de cerca de 40%. O governo japonês indicou que a abertura pode começar pelos Estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que possuem reconhecimento de livre de febre aftosa.

O ministro Carlos Fávaro explicou que as tratativas são graduais e dependem de auditoria da autoridade sanitária japonesa. As expectativas foram renovadas após o Brasil ser reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação.

Frigoríficos de pequeno e médio porte estão pressionando os governos estaduais para a inclusão de seus Estados na abertura do mercado, embora Fávaro critique essa postura como oportunista.

A abertura do mercado japonês é uma antiga ambição da indústria brasileira, dada a alta demanda por cortes de qualidade. A negociação ocorre há mais de 20 anos e foi acelerada após visitas de autoridades japonesas ao Brasil.

O processo de abertura requer 12 etapas; o Brasil já avançou em metade. O relatório de auditoria das autoridades japonesas é aguardado, sem prazo definido para conclusão. Além do Japão, o governo busca abrir mercados na Coreia do Sul e Turquia.

Leia mais em estadao