Governo busca mais investimento chinês para “Norte Conectado”
Ministro das Comunicações destaca Programa Norte Conectado como oportunidade para investidores e apresenta avanços na infraestrutura de conectividade no Brasil. A parceria com a China visa expandir a inclusão digital e modernizar a transmissão de TV no país.
Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, apresentou o Programa Norte Conectado a 400 empresários em Pequim, nesta 2ª feira (12.mai.2025).
A iniciativa visa expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica com a instalação de cabos de fibra óptica subfluviais nos rios.
Siqueira afirmou que a cooperação Brasil-China pode aumentar a conectividade em comunidades remotas, citando a ZTE como exemplo de parceria com fornecimento de equipamentos.
O ministro destacou o potencial do Brasil como mercado consumidor e produtor de soluções digitais, ressaltando um ambiente regulatório estável e seguro.
“O Brasil está pronto para quem quer crescer junto”, afirmou Siqueira, mencionando oportunidades para gerar empregos e promover a inclusão digital.
Além disso, o governo brasileiro anunciou a implantação da TV 3.0, que começará a ser testada em 2025 e deverá funcionar nacionalmente até a Copa do Mundo de 2026.
A TV 3.0 integrará a transmissão de TV aberta com recursos da internet, transformando televisões em sistemas smart.
A visita do ministro à China, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, objetiva fortalecer laços diplomáticos e comerciais entre os dois países.