HOME FEEDBACK

Governo começa a estudar medidas de reciprocidade ao tarifaço dos EUA

Governo brasileiro planeja medidas de reciprocidade como resposta ao tarifamento de produtos, mas a abordagem gera preocupações entre empresários. A análise se concentra em ações específicas, evitando impactos econômicos amplos enquanto negociações continuam.

Governo brasileiro planeja discutir medidas de reciprocidade em resposta ao tarifaço de 50% do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos do Brasil.

O debate é polêmico, pois empresários temem que a aplicação da Lei de Reciprocidade encareça produtos importados dos EUA e traga impactos negativos à economia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos ministérios das Relações Exteriores, MDIC e da Fazenda uma análise de medidas específicas, evitando ações amplas.

Em julho, Lula já havia solicitado avaliações para os setores de óleo e gás, farmacêutico e agrícola. Alternativas incluem a suspensão de direitos de propriedade intelectual, com a possível quebra de patentes de medicamentos.

Contudo, o ministro da Saúde negou, em evento da Febraban, que haja qualquer determinação para avaliar a quebra de patentes.

A Lei de Reciprocidade foi aprovada pelo Congresso neste ano e regulamentada logo após o anúncio das tarifas por Trump, em julho.

Leia mais em globo