Governo confirma caso de gripe aviária em aves de subsistência no MT
Detecção do vírus em aves de subsistência acende alerta, mas comércio internacional permanece inalterado. Ações de erradicação e vigilância em um raio de 10 km foram iniciadas imediatamente.
Confirmação de Influenza Aviária: O MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) detectou o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves domésticas de subsistência em Campinápolis (MT) neste domingo (8.jun.2025).
Esse é o 4º foco da doença registrado em criações não comerciais no Brasil.
O Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras positivas para a gripe aviária. A partir de hoje, foram iniciadas ações de erradicação e vigilância sanitária em um raio de 10 km ao redor do foco.
Importante: nenhum estabelecimento comercial de aves está localizado na área monitorada.
A ocorrência em aves de subsistência não afetará o comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, que continuam seguros para consumo e exportação.
O caso não interfere no período de vazio sanitário de 28 dias em Montenegro (RS), onde foi detectado um foco anterior em aves comerciais.
Além disso, as exportações de frango do Brasil caíram 12,9% em maio em relação ao mesmo mês de 2024, totalizando 393,4 mil toneladas enviadas ao exterior. Os dados foram divulgados na 5ª feira (5.jun.2025) pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC.