HOME FEEDBACK

Governo de MG determina descarte de 450 toneladas de ovos comprados do RS

Minas Gerais descarta ovos do Rio Grande do Sul em medida preventiva após detecção de gripe aviária. Importações de frango e ovos do Brasil são suspensas por diversos países, incluindo Uruguai e China, causando impacto significativo nas exportações.

Governo de Minas Gerais determina o descarte de 450 toneladas de ovos fecundados do Rio Grande do Sul, como medida preventiva após a detecção de gripe aviária.

O Ministério da Agricultura confirmou o primeiro caso do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial em Montenegro (RS).

Consequentemente, o Uruguai, México e Chile suspenderam as importações de frango do Brasil. Na sexta-feira, Argentina, União Europeia e China também interromperam importações por 60 dias.

Os mercados que suspenderam compras somam US$ 2,7 bilhões em exportações de frango e ovos brasileiro em 2024, representando 28% do total exportado. A China é o maior comprador, seguida pela União Europeia.

O vírus, variante H5N1, comum em aves, transmite-se rapidamente, principalmente em granjas, mas não afeta humanos através do consumo de carne de aves contaminadas.

O Mapa decretou emergência zoossanitária em Montenegro e realiza o rastreio da produção local para controle da doença. Países adotam medidas de suspensão de importações para prevenir a entrada do vírus em regiões livres da gripe aviária.

A especialista Paula Giaffone citou a situação nos Estados Unidos como preocupante, com o vírus se espalhando em granjas e atingindo rebanhos leiteiros.

Leia mais em folha