Governo deve regulamentar lei da reciprocidade tarifária até terça, diz Alckmin
Geraldo Alckmin anuncia regulamentação da lei de reciprocidade tarifária até terça-feira e busca reverter taxação dos EUA. O governo brasileiro planeja medidas de retaliação e diálogo com setores estratégicos para enfrentar a tarifa de 50% sobre importações.
Vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou que a regulamentação da lei da reciprocidade tarifária deve ser finalizada até terça-feira (15/7).
O governo está empenhado em reverter a taxação de 50% sobre as importações brasileiras imposta pelos Estados Unidos, com apoio da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Alckmin mencionou a importância de diálogo com o setor privado, incluindo setores como agricultura e indústria, para abordar essa questão.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que a regulamentação será feita por decreto, visando retaliar os EUA caso não retirem a tarifa até agosto.
As retaliações podem incluir diversas medidas, não apenas taxas.
Alckmin destacou a integração produtiva entre os dois países, ressaltando que o Brasil é o terceiro maior comprador de carvão siderúrgico dos EUA.