HOME FEEDBACK

Governo discute minuta com lideranças do Congresso para garantir isenção de CBS e IBS a FIIs e Fiagros

Ministério da Fazenda propõe isenção de tributos para Fundos de Investimento Imobiliários e do Agronegócio. O projeto, ainda em negociação com lideranças do Congresso, visa atender demandas de parlamentares após veto governamental.

Ministério da Fazenda enviou ontem (18) uma minuta de projeto de lei para isentar Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) e Fundos do Agronegócio (Fiagros) da Contribuição e do Imposto sobre Bens e Serviços (CBS e IBS).

Ainda em negociação com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Frente do Empreendedorismo (FPE), o projeto não foi enviado oficialmente ao Legislativo.

O veto ao trecho que isentava esses fundos gerou uma crise com parlamentares, pois a equipe econômica havia prometido não taxá-los. Após a repercussão, foi prometido o ajuste necessário para garantir a isenção.

A minuta garante que não haverá incidência de CBS e IBS em operações de FIIs, Fiagros e em organizações gestoras de fundo patrimonial. Além disso, prevê a isenção sobre rendimentos financeiros, dividendos e juros sobre o capital próprio.

Por fim, a minuta estabelece critérios para o enquadramento de um fundo como FII ou Fiagro.

Leia mais em valoreconomico