Governo do DF envia projeto que autoriza BRB a comprar Banco Master
Governador envia projeto de lei para Câmara Legislativa que autoriza compra do Banco Master pelo BRB. A aquisição está sujeita à aprovação legislativa e à investigação de órgãos de controle.
Gov. do DF, Ibaneis Rocha, envia projeto de lei à Câmara Legislativa
Nesta quinta-feira (14), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), propôs em regime de urgência um projeto de lei que permite ao BRB (Banco de Brasília) adquirir o Banco Master, de Daniel Vorcaro, e outras instituições financeiras.
O BRB e o GDF (Governo do Distrito Federal) argumentavam que a compra não necessitava da aprovação da Câmara, mas o Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) impediu a transação até que haja a autorização dos deputados e dos acionistas do banco estatal.
A compra de 58% do Banco Master foi aprovada pelo conselho do BRB em 28 de março. A proposta autoriza futuras aquisições de outras empresas, incluindo instituições financeiras e empresas de tecnologia.
A justificativa do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, aponta que a operação permitirá ao banco ampliar e diversificar clientes, acessar novas tecnologias e ser mais competitivo no mercado.
“A análise do Banco Master evidenciou complementaridades de negócios e potenciais sinergias… reforçando a capacidade de inovação e modernização”, destacou Costa.
O Will Bank, com forte presença no Nordeste, deve ser o braço digital do BRB, visando ampliar a base de clientes das classes C e D.
A aquisição está sob investigação de órgãos de controle, como o Ministério Público, e depende da aprovação do Banco Central e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A decisão judicial que exige autorização dos deputados reitera uma liminar do Ministério Público, que suspendeu a assinatura da compra em maio. O BRB informou que irá recorrer.