Governo do Pará reforma Porto de Outeiro para receber navios da COP30
Terminal Portuário de Outeiro passará por reformas significativas para receber navios de cruzeiro durante a COP30. Com investimentos expressivos e um novo píer, o projeto visa impulsionar o turismo na região e superar desafios na oferta de hospedagem.
Governo do Pará atualiza sobre as obras do Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, nesta 2ª feira (7.jul.2025).
O projeto visa receber navios de cruzeiro com leitos para delegações durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em novembro.
Com investimentos superiores a R$ 181 milhões, a reforma do porto deve ser finalizada até 14 de outubro, um mês antes do evento.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva firmou contrato em abril para receber 2 embarcações com reserva de 6 mil leitos, totalizando mais de R$ 260 milhões em gastos.
O projeto inclui a construção de um píer de 710 metros para facilitar o embarque e desembarque na capital paraense.
Segundo o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, “O Porto de Outeiro vai transformar a região, aumentando seu potencial turístico.”
Durante a cúpula do Brics, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, fez piada sobre a escassez de hotéis para o evento.
Hélder Barbalho, governador do Pará, destacou que os preços altos dos quartos de hotéis são o principal desafio da gestão Lula na organização da COP30.