Governo do Peru anuncia que decretará estado de emergência em Lima para lutar contra o crime organizado
Governo justifica medida como resposta ao aumento alarmante dos homicídios e intervenção das Forças Armadas. A decisão segue após o assassinato de um cantor, revelando a crescente pressão de gangues sobre artistas locais.
Estado de emergência em Lima: O governo peruano anunciou, na noite de domingo (17), que decretará estado de emergência para combater o crime organizado.
A decisão inclui a intervenção das Forças Armadas em conjunto com a polícia, motivada pelo aumento dos assassinatos relacionados à extorsão.
O chefe do gabinete ministerial, Gustavo Adrianzén, informou que o estado de emergência se aplicará em toda a província de Lima e na província Constitucional de Callao.
A decisão foi tomada após a reunião da presidente Dina Boluarte com seus ministros, em resposta ao assassinato do cantor Paul Flores, do grupo ‘Armonía 10’, na madrugada de domingo.
Flores foi morto após criminosos em motos abrirem fogo contra o ônibus da orquestra em San Juan de Lurigancho. O grupo foi ameaçado por gangues que exigiam subornos para suas apresentações.
Os primeiros meses do ano registraram mais de 400 homicídios, segundo a imprensa local. Essa não é a primeira vez que militares são mobilizados para reforçar a segurança na capital peruana.
Além disso, o crime organizado no Peru tem se transformado, especialmente com a crise migratória na Venezuela e a presença de gangues como o “Tren de Aragua”.
Com informações da AFP