Governo dos EUA pede à Suprema Corte que retire proteção legal de 532.000 imigrantes
Suprema Corte dos EUA é acionada pelo governo Trump para revogar status legal de imigrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela. A medida visa cancelar as proteções humanitárias concedidas a esse grupo, que soma mais de 532.000 pessoas.
Governo Trump pede à Suprema Corte revogação de status legal
Na quinta-feira, o governo do presidente Donald Trump solicitou à Suprema Corte autorização para revogar o status legal de 532.000 imigrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela.
Esses imigrantes possuem autorização de residência temporária, chamada parole, que foi estabelecida pelo ex-presidente Joe Biden através do programa CHNV.
O governo Biden, em outubro de 2022, permitiu a entrada legal de venezuelanos, condicionada a investigação de antecedentes, patrocinadores e vacinação. Em janeiro de 2023, a medida foi ampliada para Haiti, Cuba e Nicarágua.
O assessor jurídico John Sauer pediu o levantamento de uma ordem judicial que impede o término das proteções humanitárias para os imigrantes desses países.
Na semana passada, o governo Trump solicitou apoio da Suprema Corte, de maioria conservadora, para acabar também com o Status de Proteção Temporária (TPS), que protege 350.000 venezuelanos da deportação.
Trump tem prometido deportar milhões de imigrantes irregulares, dedicando esforços do governo a esse objetivo.