HOME FEEDBACK

Governo dos EUA volta a mencionar Bolsonaro para atacar Lula e Moraes em rede social

EUA ameaçam Brasil com tarifas e investigam práticas comerciais em resposta a críticas de Lula. Presidente brasileiro promete retaliações e defende a importância do diálogo diplomático.

Governo dos EUA ameaça Lula e Moraes em comunicado nas redes sociais.

O subsecretário Darren Beattie afirmou que o presidente dos EUA impôs consequências ao governo brasileiro por ataques a Jair Bolsonaro e à liberdade de expressão.

O texto menciona que os EUA estão acompanhando de perto a situação no Brasil, coincidentemente no mesmo dia em que o governo brasileiro assinou a Lei da Reciprocidade, alternativa ao tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.

Beattie, responsável pela Diplomacia Pública, alertou sobre as implicações comerciais com o Brasil.

Em 9 de outubro, Trump enviou uma carta a Lula, informando sobre a taxação de 50% devido a "ataques insidiosos" contra eleições livres e direitos de expressão dos americanos.

A carta também mencionou uma investigação sobre práticas comerciais desleais contra empresas de tecnologia dos EUA, invocando a Seção 301 da Lei de Comércio americana.

Lula declarou que medidas de retaliação estão sob análise, com a Lei da Reciprocidade como principal ação. Ele criticou a abordagem americana como desrespeitosa e reafirmou a necessidade de diplomacia em vez de conflitos nas redes sociais.

Leia mais em o-globo