“Governo está com pé no acelerador” para reforma agrária, diz ministro
Governo federal enfrenta pressão do MST por agilidade no assentamento de famílias acampadas. Evento em São Paulo destaca compromisso com a reforma agrária, apesar das dificuldades no Congresso.
Ministro Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário afirmou que o governo “está com o pé no acelerador” na reforma agrária, durante a Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo (8.mai.2025).
A declaração respondeu às cobranças do MST por **assentamento de 120 mil famílias** acampadas. Teixeira destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um “grande apoiador” da reforma, mas reconheceu as dificuldades de aprovação no Congresso Federal.
O MST critica a velocidade do assentamento das famílias, desejando que até 2026 as metas sejam cumpridas. Márcio José, do MST, afirmou que há um passivo de mais de uma década devido a governos anteriores que congelaram a reforma.
Os ministros Gleisi Hoffmann e Marcio Macêdo não compareceram ao evento devido a problemas com voos. Apaixonado pelo tema, Teixeira foi o único ministro presente no primeiro dia da feira.
A Feira Nacional da Reforma Agrária ocorre no Parque da Água Branca, em São Paulo, e é uma tradição apesar das objeções do governo do Estado. A edição deste ano cresceu em 20% em relação à anterior, com expectativa de presença de **2.000 militantes** de 24 estados e do Distrito Federal.