HOME FEEDBACK

Governo estuda antecipar 13º de aposentados após aprovação do Orçamento; veja datas

Governo planeja pagar adiantado o 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em abril e maio de 2024. A antecipação visa injetar R$ 70 bilhões na economia e beneficiar 35 milhões de pessoas.

A antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS foi aprovada pelo Congresso, com o objetivo de injetar cerca de R$ 70 bilhões na economia.

O governo, por meio do Ministério da Previdência, planeja pagar a primeira parcela em abril e a segunda em maio. O decreto necessário para a antecipação deve ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o início de abril.

A expectativa é que essa medida beneficie 35 milhões de pessoas, com pagamentos iniciais começando no dia 25 para quem ganha até um salário mínimo, e até o quinto dia útil do mês seguinte para valores maiores.

A justificativa para a antecipação é que não haverá impacto fiscal, apenas um fluxo diferente de pagamentos, já que tradicionalmente o 13º é pago no segundo semestre, em agosto e novembro.

Podem receber o abono segurados e dependentes que tiveram aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, pensões, e outros benefícios ao longo de 2024.

Leia mais em exame