HOME FEEDBACK

Governo estuda aumentar mistura de frutas em bebidas, diz Fávaro

Ministério da Agricultura busca alternativas para contornar tarifas dos EUA e ampliar o uso de frutas em bebidas. Medida visa escoar produção brasileira e incluir mais produtos agrícolas na lista de isenção.

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), anunciou na 4ª feira (6.ago.2025) que o Ministério da Agricultura e Pecuária estuda aumentar a mistura de frutas e sucos em bebidas industrializadas.

Essa medida visa auxiliar no escoamento da produção brasileira que deixará de ser enviada aos Estados Unidos devido ao tarifaço de 50% sobre produtos do agronegócio.

Fávaro afirmou: “Podemos, e já estamos estudando tecnicamente, como regulamentar uma adição maior de fruta, de suco de fruta, nas bebidas.”

O ministro não especificou quais produtos teriam aumento na mistura, sendo que diferentes tipos de bebidas requerem teores distintos de suco, polpa ou extrato de frutas.

Ele também mencionou a necessidade de incluir mais produtos brasileiros na lista de isenção das tarifas, destacando que o presidente dos EUA, Donald Trump, excluiu o suco de laranja e a celulose do tarifaço.

A expectativa é que o mesmo ocorra com café, carne bovina, mel e pescados. Fávaro acredita no diálogo para superar esses desafios.

O governo, ainda segundo o ministro, trabalhará para aumentar o número de plantas frigoríficas habilitadas, visando facilitar a exportação de carne bovina e pescado para mercados como Indonésia, China e América Central.

Leia mais em poder360