HOME FEEDBACK

Governo fará troca no conselho de administração da Petrobras

Mudança no conselho ocorre após renúncia de Marcelo Gasparino, gerando nova eleição para os membros. Assembleia também discutirá resultados financeiros e remuneração dos administradores da estatal.

Alteração no Conselho da Petrobras: O governo convocou uma assembleia para 16 de abril visando mudanças no conselho de administração da Petrobras.

O engenheiro José Fernando Coura será o novo membro, substituindo Vitor Saback, secretário do MME. A convocação ocorreu após a renúncia de Marcelo Gasparino, necessitando nova eleição para oito dos 11 membros.

Os conselheiros são escolhidos pelo voto múltiplo, onde acionistas votam em candidatos individuais. A lista inclui todos os conselheiros indicados pelo governo e o banqueiro Juca Abdalla, além da vaga de Gasparino.

Atualmente, o governo possui seis representantes no conselho. A lista para a nova eleição preserva cinco deles, incluindo Pietro Mendes, que foi indicado para uma diretoria da ANP e aguarda aprovação do Senado.

A nomeação de Mendes encontra resistência de Davi Alcolumbre, presidente do Senado. Saback, cotado para um cargo na estatal, e Mendes foram absolvidos em processo da CVM sobre nomeações contestadas.

José Fernando Coura já atuou na Secretaria de Minas e Energia de Minas Gerais e tem experiência significativa no setor de mineração.

O conselho da Petrobras é composto por seis indicados pelo governo, três minoritários e uma conselheira eleita pelos trabalhadores. A próxima assembleia também avaliará as demonstrações financeiras de 2024, que registrou queda de 70% no lucro líquido, além de discutir a remuneração aos administradores.

A proposta de gastos com salários e bônus dos diretores é de até R$ 43 milhões.

Leia mais em folha