Governo fará troca no conselho de administração da Petrobras
Mudança no conselho ocorre após renúncia de Marcelo Gasparino, gerando nova eleição para os membros. Assembleia também discutirá resultados financeiros e remuneração dos administradores da estatal.
Alteração no Conselho da Petrobras: O governo convocou uma assembleia para 16 de abril visando mudanças no conselho de administração da Petrobras.
O engenheiro José Fernando Coura será o novo membro, substituindo Vitor Saback, secretário do MME. A convocação ocorreu após a renúncia de Marcelo Gasparino, necessitando nova eleição para oito dos 11 membros.
Os conselheiros são escolhidos pelo voto múltiplo, onde acionistas votam em candidatos individuais. A lista inclui todos os conselheiros indicados pelo governo e o banqueiro Juca Abdalla, além da vaga de Gasparino.
Atualmente, o governo possui seis representantes no conselho. A lista para a nova eleição preserva cinco deles, incluindo Pietro Mendes, que foi indicado para uma diretoria da ANP e aguarda aprovação do Senado.
A nomeação de Mendes encontra resistência de Davi Alcolumbre, presidente do Senado. Saback, cotado para um cargo na estatal, e Mendes foram absolvidos em processo da CVM sobre nomeações contestadas.
José Fernando Coura já atuou na Secretaria de Minas e Energia de Minas Gerais e tem experiência significativa no setor de mineração.
O conselho da Petrobras é composto por seis indicados pelo governo, três minoritários e uma conselheira eleita pelos trabalhadores. A próxima assembleia também avaliará as demonstrações financeiras de 2024, que registrou queda de 70% no lucro líquido, além de discutir a remuneração aos administradores.
A proposta de gastos com salários e bônus dos diretores é de até R$ 43 milhões.