Governo intensifica busca por novos parceiros comerciais e se reúne com representantes da China e Índia
Ministro Rui Costa destaca a importância de diversificar parcerias comerciais para minimizar impactos das novas tarifas americanas. Ele acredita que o redirecionamento de produtos brasileiros, como carne e café, pode beneficiar o mercado interno.
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu com representantes da China e da Índia para acelerar acordos de cooperação com o Brasil.
Com o objetivo de diversificar mercados, Costa afirmou que o governo está buscando novos parceiros devido ao "tarifaço" dos Estados Unidos.
Em entrevista, ele explicou: "Estamos intensificando a diversificação de investimentos... para que o Brasil possa receber muitos investimentos de nacionalidades diferentes e não ficar dependente de um único país."
O governo pretende agilizar acordos nas áreas de pesquisa, ciência, tecnologia e investimentos mútuos, reduzindo burocracias e promovendo encontros setoriais.
Rui Costa avaliou que o impacto do "tarifaço" americano é relevante, mas não devastador, mencionando que produtos como carne e café poderão ser redirecionados para outros mercados.
Ele destacou que a carne brasileira é reconhecida pela qualidade e que a queda no preço no Brasil poderá ser uma consequência positiva da nova tarifa. "O preço da carne no Brasil inteiro está caindo... ajudando a reduzir o preço até que o exportador consiga outro país para exportar."
Tarifas de 50% sobre produtos brasileiros foram implementadas nesta quarta-feira.