HOME FEEDBACK

Governo israelense aprova medida para saída de palestinos de Gaza

Israel avança com plano para facilitar a migração de palestinos da Faixa de Gaza, alinhando-se à visão de Donald Trump. O projeto regulamentará a saída voluntária dos moradores e reforçará o controle sobre a região.

Governo de Israel aprovou em 24.mar.2025 um projeto do ministro da Defesa, Israel Katz, para facilitar a saída voluntária de palestinos da Faixa de Gaza que desejam se mudar para outros países.

O plano segue a visão do presidente dos EUA, Donald Trump, que propôs controlar Gaza e realocar os moradores para lugares como Egito ou Jordânia.

A saída ficaria sob responsabilidade de uma nova agência do ministério da Defesa, que organizaria rotas de movimentação e infraestrutura para os emigrantes.

Fontes do Financial Times confirmaram que o governo israelense busca reconquistar Gaza e ocupar a região com a saída dos palestinos.

O apoio de Trump, ao contrário de seu antecessor Joe Biden, facilitou a possibilidade do plano, com autoridades afirmando que a administração anterior buscava apenas acabar com a guerra.

Além disso, as IDF (Forças de Defesa de Israel) recomeçaram os ataques em Gaza, alegando que se tratavam de alvos do Hamas, que não cumpriu um acordo de cessar-fogo. Uma das ofensivas resultou na morte de um líder do Hamas.

A estratégia do governo israelense é primeiramente destruir o Hamas, permitindo assim a realocação dos palestinos da região.

Leia mais em poder360