Governo já conta com derrota sobre IOF e focará em debate político
Governo Lula busca reverter aumento do IOF enquanto enfrenta resistência na Câmara. Lindbergh Farias critica a escolha do relator e aponta falta de diálogo com a oposição.
Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera a derrubada do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), depois da inclusão do tema na pauta pela Câmara.
A inclusão ocorreu no perfil do presidente da Câmara, Hugo Motta, na noite de 3ª feira (24.jun). A movimentação surpreendeu o Executivo, levando líderes do governo a se reunirem no Palácio do Planalto na manhã seguinte, comandados pela ministra Gleisi Hoffmann.
Líderes da base pediram a Motta uma reunião para discutir o assunto, mas a ideia foi negada por ele. Motta nomeou o Coronel Chrisóstomo (PL-RO), membro da oposição e aliado de Jair Bolsonaro, como relator do projeto.
A nomeação gerou descontentamento entre líderes do governo. Lindbergh considerou a decisão uma “provocação meio infantil”, indicando que não há espaço para diálogo.