HOME FEEDBACK

Governo já respondeu aos países sobre hospedagem em Belém na COP30, diz Ana Toni

Brasil reafirma a realização da COP30 em Belém, apesar de críticas sobre a infraestrutura local. Diretora-executiva destaca esforços para garantir uma conferência justa e produtiva.

A COP30 ocorrerá em Belém (PA), reafirmou a diretora-executiva Ana Toni, apesar das críticas de alguns países sobre a logística e os preços elevados da hotelaria.

A reunião do Bureau da COP, agendada para discutir a crise de hospedagem, foi adiada devido à falta de quórum. Toni afirmou que o governo brasileiro respondeu a questionamentos feitos anteriormente e está comprometido em garantir uma conferência justa.

Durante um briefing, Toni destacou que esforços estão sendo feitos para resolver as questões logísticas e que o foco deve voltar ao conteúdo da COP.

Críticas foram levantadas durante a última reunião do Bureau em julho, que incluiu representantes de cinco grupos regionais. Os ministros e autoridades do Brasil, incluindo o governador do Pará, Helder Barbalho, participaram das discussões.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comentou sobre o Balanço Ético Global, que coletará sugestões de líderes e especialistas sobre a crise climática para a COP30. Os relatórios, que buscam reduzir o aumento da temperatura a 1,5ºC, serão apresentados a Lula e António Guterres em setembro e outubro.

Silva ainda afirmou que a COP30 deve ajudar a alinhar as NDCs (metas de redução de emissões). Segundo Bachelet, é necessário valentia e ambição para enfrentar a crise climática, ressaltando que as decisões políticas não podem ser adiadas.

Leia mais em valoreconomico