Governo Lula: avaliação negativa supera positiva pela 1ª vez em atual mandato, diz Ipec-Ipsos
Avaliação negativa do governo Lula atinge 41%, enquanto aprovação cai para 27%. A confiança do público no presidente também regrediu, com 58% dos brasileiros afirmando não confiar em sua gestão.
A avaliação negativa do governo Luiz Inácio Lula da Silva superou a positiva pela primeira vez no terceiro mandato do presidente.
Segundo a pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada em 13 de março, a proporção de respostas negativas (avaliadas como "ruim" ou "péssima") subiu para 41%, um aumento de 7 pontos percentuais em relação a dezembro, quando estava em 34%.
Por outro lado, a avaliação de "ótimo" ou "bom" caiu para 27%, ante 34%% no mês anterior.
A confiança no presidente também diminuiu: 40% afirmam confiar em Lula, queda de 5 pontos em relação aos 45% de dezembro. Os que não confiam subiram para 58%% (contra 52% anteriormente).
A avaliação "regular" se manteve em 30%% dos entrevistados, sem variação significativa.
A aprovação da gestão do presidente caiu para 40%% (anteriormente 47%%), enquanto a desaprovação aumentou para 55%% (ante 46% no último trimestre).
Os resultados refletem uma série de fatores, como a repercussão negativa de rumores sobre uma possível taxação no Pix e o aumento nos preços dos alimentos, que têm dificultado a imagem do governo.
A pesquisa foi realizada entre 7 e 11 de março e ouviu 2.000 pessoas com 16 anos ou mais.