Governo Lula condena ataques dos EUA a instalações nucleares do Irã
Brasil condena ataques dos EUA ao Irã e defende soberania e paz na região. Itamaraty destaca os riscos de contaminação nuclear e a necessidade de soluções diplomáticas.
Governo brasileiro condena ataques dos EUA ao Irã
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou, neste domingo, 22, “veemente condenação” aos ataques dos Estados Unidos a três instalações nucleares do Irã.
A nota do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, manifesta “grave preocupação” com a escalada militar no Oriente Médio, destacando também ataques realizados por Israel.
A ação é vista como uma violação da soberania do Irã e do direito internacional, sendo classificada como uma “flagrante transgressão” à Carta das Nações Unidas e às normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O Itamaraty alertou que ações contra instalações nucleares são uma grave ameaça à saúde de populações civis, expondo-as a contaminação radioativa e desastres ambientais.
O governo brasileiro reafirmou sua posição histórica em favor do uso da energia nuclear apenas para fins pacíficos e rejeitou “com firmeza” qualquer proliferação nuclear, especialmente no Oriente Médio.
O Itamaraty enfatiza a urgência de soluções diplomáticas para interromper a violência e permitir negociações de paz, além de alertar para as consequências negativas da atual escalada militar sobre a paz regional.
Ataques dos EUA: no sábado, 21, os EUA atacaram três instalações nucleares no Irã, utilizando 125 aeronaves e 75 armas guiadas. O governo americano alegou que foi uma “ação pontual” e negou a intenção de derrubar o regime iraniano. O Irã prometeu reagir, afirmando que os EUA ultrapassaram a “linha vermelha”.