HOME FEEDBACK

Governo Lula vai apresentar resposta ao tarifaço em 18 de agosto

Ministro reafirma compromisso do Brasil em negociar redução das tarifas impostas pelos EUA. Chanceler destaca importância do diálogo com empresários e trabalhadores para amenizar as consequências econômicas.

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que o Itamaraty divulgará a resposta às tarifas de 50% impostas pelos EUA em 18 de agosto.

A declaração ocorreu durante o discurso de abertura da 5ª reunião do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável) em 5 de agosto de 2025.

Vieira destacou a importância do governo na **redução das tarifas**. Ele se encontrou com o secretario de Estado dos EUA, Marco Rubio, em 30 de julho.

Negociações pragmáticas são a solução mais promissora para empresariado, trabalhadores e consumidores do Brasil”, afirmou o ministro.

O Conselhão, formado por um grupo diversificado da sociedade, foi criado por Lula em seu 1º mandato e recriado em 2023. O grupo deve ter alterações a partir de 5ª feira.

No cenário econômico, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% que entrará em vigor em 6 de agosto. Inicialmente, as tarifas deveriam vigorar em 1º de agosto, mas foram postergadas.

O decreto, assinado por Trump em 30 de julho, determina tarifas de 10% a 41% para diversos países, incluindo o Brasil. Confira os decretos em português e inglês.

Leia mais em poder360