Governo não está mobilizado pela reforma do setor elétrico, diz senador
Senador alertou para a urgência da instalação da Comissão Mista, afirmando que a falta de mobilização do governo pode resultar na caducidade da MP 1.300. A proposta é crucial para a reforma do setor elétrico e para manter o programa de Tarifa Social.
Senador Marcos Rogério (PL-RO), presidente da CI do Senado, criticou a falta de mobilização do governo federal para instalar a Comissão Mista que analisará a MP 1.300 de 2025, sobre a reforma do setor elétrico.
Em declaração na quarta-feira (13.ago.2025), ele enfatizou que “o tempo está passando” e alertou sobre o risco de caducidade da MP, caso não haja ação do governo.
Rogério explicou que a oposição não deseja que a medida caduque, mas se preocupa com os “equívocos e erros do governo”. Ele destacou que, ao invés de obstruir, propõe emendas às medidas provisórias quando necessário.
O senador lembrou que a instalação da Comissão já foi cancelada duas vezes: em 5 de agosto, devido a protestos de bolsonaristas, e em 12 de agosto, sem nova data agendada.
A MP deve ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado até 17 de setembro; caso contrário, perderá a validade e o programa de Tarifa Social, voltado para famílias de baixa renda, deixará de existir.