HOME FEEDBACK

Governo não quer retaliar deputados a favor da anistia, diz Gleisi

Gleisi Hoffmann alerta sobre consequências de apoiar projeto de anistia, que considera uma ameaça à democracia. Ministra destaca que a urgência solicitada é inapropriada e defende que o foco deve ser em benefícios ao povo brasileiro.

Ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) afirmou, nesta 3ª feira (15.abr.2025), que o governo federal não iniciou operações de retaliação contra deputados da base aliada que apoiam o projeto de lei da anistia aos condenados do 8 de Janeiro.

Gleisi destacou a gravidade política, jurídica e institucional de apoiar esse projeto, que, segundo ela, assegura a impunidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros que tentaram “derrubar este governo, inclusive matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

A ministra criticou a urgência dada ao projeto, afirmando que é um absurdo que a base do governo apoie um projeto que afronta o Judiciário e a democracia. Ela ressaltou que a urgência deve ser para projetos que beneficiem o povo brasileiro.

A declaração ocorreu um dia após o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolar um pedido de urgência para votar o projeto. Até agora, foram coletadas pelo menos 262 assinaturas de deputados, muitas delas de partidos do Centrão que ocupam ministérios no governo Lula.

Para mais detalhes sobre quais deputados assinaram a urgência do PL, clique aqui.

Leia mais em poder360