Governo não tem preconceito com setor privado, diz Silvio Costa Filho
Ministro Silvio Costa Filho destaca a importância de parcerias público-privadas e reivindica um diálogo mais franco entre o governo e o setor privado. Ele também anunciou avanços nas concessões de infraestrutura, incluindo a Hidrovia do Rio Paraguai.
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o governo Lula não tem preconceito contra o setor privado, especialmente em parcerias de infraestrutura. Durante o Veja Fórum de Infraestrutura em São Paulo, Costa Filho criticou o divisionismo entre governo e setor privado e pediu um maior diálogo nacional.
Ele destacou que o Brasil vive o seu melhor momento para concessões, citando:
- Dívida pública abaixo do esperado;
- Saída de 1 milhão de domicílios do Bolsa Família em julho;
- Saída do Brasil do Mapa da Fome;
- Menor taxa de desemprego da história: 5,8%;
- Taxa de juros de 15%, que deverá cair em novembro e dezembro.
Costa Filho anunciou que a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, o primeiro projeto de concessão hidroviária do Brasil, será concluída nesta 2ª metade do ano. O contrato abrange cerca de 600 km entre Corumbá (MS) e a fronteira com o Paraguai, já encaminhado ao TCU.
O ministro também pediu uma “reforma administrativa” para promover a meritocracia no Brasil, defendendo bonificações para servidores públicos com melhor desempenho. Costa Filho está dialogando com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sem fornecer detalhes sobre a proposta.