HOME FEEDBACK

Governo prepara consulta pública de leilão de energia para atender demanda em momento de pico de consumo

Ministro anuncia consulta pública para leilão de capacidade de energia, com foco em térmicas a gás. O objetivo é fortalecer a segurança energética do Brasil em horários de maior demanda.

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que regras do leilão de capacidade de energia serão colocadas em consulta pública nos próximos dias.

O leilão, esperado pelo mercado, visa aumentar a segurança energética do país, principalmente entre 18h e 21h, horário de maior demanda.

Silveira destacou a importância do gás natural como fonte complementar às energias renováveis e essencial para o sistema elétrico.

  • Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta um déficit estrutural em potência.
  • Defesa de agenda de leilões e implantação do horário de verão.

O ministro participou da inauguração da Usina Termelétrica GNA II no Parque Termelétrico do Açu, com a presença do presidente Lula e outros ministros.

A GNA II, movida a gás natural, possui capacidade de 1,7 GW, suficiente para abastecer 8 milhões de residências. O projeto recebeu R$ 7 bilhões em investimentos e gerou 10 mil empregos.

Emmanuel Delfosse, CEO da GNA, celebrou a operação da usina, aumentando a capacidade instalada total para 3 GW, fortalecendo a resiliência do Sistema Interligado Nacional.

Enviado especial

Leia mais em o-globo